Publicado em: 26/05/2023 09:30

Foto: Joana Lima / Secom

Semana do Meio Ambiente de Natal tem vasta programação de 1 a 5 de junho

Reaberto recentemente, o Bosque das Mangueiras é um dos locais da programação presencial

A Semana do Meio Ambiente de Natal 2023 (Sema) realizada pela Prefeitura do Natal começa no próximo dia 1º e segue até o dia 5 de junho. Com o tema “Natureza Viva, Natal Sustentável” e o lema “Restaurando o futuro rumo à resiliência”, o evento conta com vasta programação. Neste ano, as atividades acontecem no Bosque das Mangueiras, Parque da Cidade e também on-line.

Serão exposições, apresentações culturais, oficinas para crianças e adultos, minicursos, trilhas, mutirões de limpeza nas praias, drive-thrus de lixo eletrônico, plantios de mudas, palestras, entre outras.

Coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), a programação também mobiliza várias secretarias municipais e órgãos da administração indireta, além de parceiros da iniciativa privada.

A abertura da Sema Natal acontece dia 1º, no Bosque das Mangueiras, partir das 8h. Haverá exposições das fiscalizações urbanística e ambiental e dos setores de planejamento da Semurb, das Zonas de Proteção Ambiental (ZPA’s) e cartilhas produzidas pela pasta. E também do projeto Agroecologia na Cidade, pela Associação de Apoio às Comunidades do Campo do RN (AACC).

Além de oficinas de compostagem, de horta orgânica e de leitura com temáticas ambientais para o público infantil. E ainda, brincadeiras com jogo lúdico da educação ambiental da Semurb e trilha ecológica guiada também para o público infantil.

A partir das 9h30, acontece a solenidade de abertura com apresentações culturais da Orquestra da Escola Municipal Ferreira Itajubá e Show de Rap com Miguel Carcará. E ainda, um plantio simbólico na área do Bosque de parte das mudas referentes ao compromisso assumido por Natal ao receber em abril deste ano, o 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste e o selo de evento Carbono Free.

A abertura vai contar com a presença do Prefeito Álvaro Dias, do titular da Semurb, Thiago Mesquita e demais autoridades convidadas. Na oportunidade, acontece a assinatura do Termo de Cooperação entre a Semurb, Semsur, Seinfra e Urbana para dar suporte à Fiscalização da Semurb, na proteção ao meio ambiente.

Já durante a tarde, ainda no Bosque das Mangueiras, das 15h às 16h30, também tem oficinas leitura para o público infantil. E a partir das 15h30 às 17h, duas oficinas para adultos: de horta orgânica e de compostagem que necessitam de inscrição prévia.

Programação

Em paralelo às atividades de abertura no Bosque acontece também a Feirinha de Orgânicos, das 8h às 10h no local; a abertura da Exposição Fotográfica: “Esdras Rebouças Mostra 40 anos de fotografias nos cartões postais do RN”, a partir das 9h, no Parque da cidade; e o drive-thru para recebimento de lixo eletrônico, no Partage Norte Shopping, das 9h às 12h.

Na programação da sexta-feira (2), outro importante compromisso será Sensibilização ambiental na escola com a Educação Ambiental da Semurb sobre coleta e destinação correta de resíduos resíduos com alunos do 4º e 5º ano, de 13h às 15h. Neste ano a Sema promove também ações on-line, também na sexta (2). Serão realizadas duas palestras gratuitas, ambas com inscrições prévias e direito a certificado.

A primeira palestra com o tema “A importância das áreas verdes para os centros urbanos e o papel das ZPAs na amenização do clima da cidade”, com Gustavo Soares, Tecnólogo Ambiental do Setor de áreas Verdes e Mudanças Climáticas da Semurb, das 10h às 11h30.

E a segunda “Como minhas atitudes impactam no meio ambiente” com a palestrante, Stephane Melina Souza Gomes, Gestora Ambiental, pós-graduada em ESG e MBA em Sustentabilidade, das 15h às 15h30.

Plantios e Mutirões de Limpeza

Já no sábado (3), o destaque é para o plantio de cerca de 200 mudas na margem direita do Rio Pitimbú, área que é alvo constante de queimadas em parceria com o Horto Parque das Serras, Planta Natal e Parque da Cidade, às 7h30.

E o mutirão de limpeza nas praias “Jogue Limpo! Na praia, no rio ou na rua, lixo é na lixeira”, que vai acontecer a partir das 9h, nas praias do Forte e do Meio. Além de oficina de horta orgânica e minicurso para cultivo de orquídeas para o público adulto, e pintura de rosto e trilha ecológica guiada para o público infantil, no Bosque das Mangueiras.

No domingo (4), o destaque é para minicurso de orquídeas, oficina de cultivo, trilhas guiadas para crianças e jogo interativo, a partir das 8h no Bosque das Mangueiras.

Dia do Meio Ambiente

Enquanto que na segunda-feira (5), Dia mundial do Meio Ambiente, os destaques são para as atividades no Parque da Cidade onde o público poderá participar das Trilhas Naturais, das 7h às 10h e Trilha do Pôr-do-sol, às 15h; do Café com Cordel na biblioteca, às 8h, e inauguração do Jardim Sensorial, às 8h30. E por fim, às 9h, a solenidade de premiação do Edital da ARSBAN “Sanear com Arte”, no auditório.

Em paralelo, também na segunda (5), ocorre plantio de mudas nas calçadas da Avenida Amintas Barros, finalizando o compromisso do 2º Encontro Regional ICLEI NE, como Evento Carbono Free, com o apoio do Planta Natal, das 7h às 10h; o mutirão de limpeza nas praias, em Ponta Negra, a partir das 8h; e drive-thru, das 9h às 12h, para recebimento de lixo eletrônico, no CCAB Sul.

Em anexo a programação da Semana do Meio Ambiente ocorre uma Caminhada Histórica com o historiador Luciano Capistrano, na quinta-feira (8), em Cidade Alta, com início na Praça Padre João Maria.

As inscrições para as atividades gratuitas serão abertas a partir de segunda-feira (29), pelo app Natal Digital, que pode ser baixado gratuitamente pelas lojas de aplicativos Andoid ou IOS.

Parcerias

A Semana do Meio Ambiente de Natal é realizada pela Prefeitura do Natal com coordenação da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e apoio das secretarias municipais de Comunicação (Secom), Educação (SME), Planejamento (Sempla), de Governo (SMG), de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Serviços Urbanos (Semsur), Mobilidade Urbana (STTU), Companhia de Serviços Urbanos (Urbana).

Além da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico (Arsban), Projeto Planta Natal, Sebrae, Associação de Apoio às Comunidades do Campo do RN (AACC), Associação Orquidófila do Rio Grande do Norte (SORN), CCAB Sul, Partage Norte Shopping. 

E a parceria das empresas Natal Reciclagem, Horto Parque das Serras, Amada Minhoca, MC Mensagem Mobiliário Urbano e da Água Cristalina.

Confira programação completa AQUI.