Publicado em: 16/12/2022 08:36

Foto:Divulgação

Pianista Durval Cesetti encerra atrações de 2022 do Concertos Potiguares no sábado (17)


O pianista Durval Cesetti será a última atração de 2022 do projeto Concertos Potiguares, neste sábado (17), a partir das 16h, no Parque da Cidade. Iniciadas no mês de agosto, as apresentações devem ser retomadas somente em janeiro de 2023 nos dias 7, 14 e 21.  O músico vai apresentar recital em homenagem ao grande pianista e compositor, Oriano de Almeida (1921-2004). 

A apresentação trará  a interpretação dos 20 Prelúdios Potiguares de Almeida, que é nascido em Belém, mas logo sua família veio para Natal.  E também  obras do compositor polonês Frédéric Chopin (1810-1949). Professor da Escola de Música da UFRN, professor visitante honorário do Conservatório de Música de Tianjin (China) e doutor pela McGill University (Canadá) Durval tem realizado trabalho de pesquisa sobre a música brasileira para piano, que tem gerado a publicação de várias partituras raras ou inéditas, disponíveis no site da Emufrn, inclusive dos 20 Prelúdios Potiguares. 

Ele é descrito como “um pianista de rara musicalidade” (La Presse, Montreal), com “interpretações maravilhosamente seguras e persuasivas” (Europadisc).
Cesetti será a décima nona atração do projeto que oferece  apresentações culturais gratuitas da música de câmara, no auditório do Parque da Cidade , desde o mês de agosto deste ano. 

 “O principal objetivo da ação é difundir a produção artística potiguar neste segmento e formar plateia para a música de câmara em nossa cidade, além de democratizar o acesso à cultura ofertando entrada gratuita para os shows”, ressalta Marcos Sá de Paula, produtor cultural do projeto. 

O projeto já recebeu diversas atrações em sua temporada como: Regional Choro da Terra, Quarteto de Trombones do RN, Quarteto de cordas Anama. 
Duo Cello & Piano Paixão Cavalcante,  Choro Ginga Pau e Corda, Oxente Quarteto, Grupo Cordas e Toques , Trio Calidris, Márcio Rangel , Duo Zens & Atmarana , Duo Alzeny Nelo & Guilherme Rodrigues, Piano a 4 Mãos, Duetto Cabroso, Renato Carvalho Trio, Duo Taufic, Quarteto Alvorada ,Grupo Umaré
Trio Potiguar

A música de câmara é a música erudita composta para um pequeno grupo de instrumentos ou vozes que tradicionalmente podiam acomodar-se nas câmaras de um palácio. Atualmente a expressão é usada para qualquer música executada por um pequeno número de músicos.

O Concertos Potiguares acontece graças à renúncia fiscal da Prefeitura do Natal pela Lei Djalma Maranhão e do aporte financeiro do Hospital do Coração, além do apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e da Padaria Hora do Pão.


Serviço

Projeto: concertos potiguares
Show: Durval Cesetti
Local: auditório do Parque da Cidade
Av. Omar O’Grady, 8080, Candelária
Data: 17 de dezembro (sábado)
Hora: 16h
Acesso ao parque: gratuito
Contato para entrevistas: 99696-2345