HISTÓRICO
Com a incorporação dos seus 4,40 hectares ao Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, através do Decreto Municipal nº 11.446/2017, a área passou a estar legalmente amparada por normativas da lei do SNUC (Lei Federal nº. 9.985, de 18 de julho de 2000) e demais legislações correlatas. Nesse sentido devido a sua grande importância ambiental e por possuir em seu interior uma espécie ameaçada de extinção ( lagartinho de folhiço), foi objeto de um projeto de revitalização da área.
O projeto foi concebido pela equipe da Unidade de Conservação (UC), sob a coordenação do Setor de Manejo Ambiental e Pesquisas Cientificas (SMAPC), que segundo princípios conservacionistas, pelo fato de ter no berço de seu histórico de ocupação ter sido administrado pela ONG HORTO PITIMBÚ, que prestou relevantes serviços a população de Natal e a toda cidade, quando ocupou uma área degradada, construiu canteiros, sede administrativa e cercou.
No local, foram produzidas milhares de mudas de várias espécies: de árvores frutíferas e não frutíferas, exóticas e nativas. Contribuiu para o paisagismo de canteiros, praças e bosques de toda a cidade de Natal. Sua dedicação e empenho proporcionou com a total arborização local (antigo Horto). A aclimatação adequada com irrigação constante e total sombreamento da área junto a uma abundante camada de folhiço criou um habitat perfeito para o desenvolvimento de um espécime muito frágil, endêmico, ameaçado de extinção que é o lagartinho de folhiço.
A implantação do Centro de Experimentos e Pesquisas da Mata Atlântica (CEPEMA) visa dotar o antigo Horto Pitimbu de um espaço novo destinado ao público, onde escolas e demais visitantes possam conhecer a fauna e a flora da Mata Atlântica por meio de exposições, trilhas naturais e sinalizações da diversidade biológica local. A área contribui para os estudos de conservação da flora regional, proporcionando a realização de pesquisas e da educação ambiental. O local se destaca pela existência desta espécie ameaçada de extinção e espécie endêmica em alta densidade no local. São desenvolvidas pesquisas de mestrado, Doutorado e outra de Pós-doutorado, ambas da UFRN. Também foram desenvolvidas pesquisas ligadas as aves que estão sendo catalogadas para disponibilização.
CERCAMENTO DO ANTIGO HORTO PITIMBU E ADJACÊNCIAS – (SITUAÇÃO: CONCLUÍDO) - O projeto consiste na aquisição de material e na execução dos serviços de cercamento da área do antigo Horto Pitimbu e adjacências, incorporadas ao Parque da Cidade através do Decreto Municipal nº 11.446/2017, tendo como limites as ruas Lago da Pedra, Niquelândia, Aranaú, Eng. Joaquim Cardoso, Vianópolis e Dep. Marcílio Furtado. Trata-se de uma iniciativa que representa “custo zero” para o erário público, uma vez que o material é adquirido através de parceiros e os serviços são executados pela equipe do Setor de Manejo Ambiental do Parque.
PROJETO MONITORAMENTO DE FAUNA (SITUAÇÃO: FUNCIONAMENTO PARCIAL) – O projeto se desenvolve com o monitoramento de animais na UC. É feito o acompanhamento e monitoramento de seus hábitos de comportamento, alimentação e reprodução. Em destaque temos o acompanhamento da Aves, Lagartinho de folhiço, Lagarto Tijuaçú, entre outros.
PROJETO MANEJO DE FLORA (SITUAÇÃO: INICIADO) -O projeto visa identificar a localização e realizar manejo de espécies exóticas no interior do CEPEMA. O objetivo inicial é privilegiar a recuperação natural, não se exclui a possibilidade de extração total, parcial ou poda de acordo com a necessidade de manejo e tecnicamente justificado. Todas as ações serão desenvolvidas de acordo com o Plano de Manejo da UC e Plano de ação da área.
FORNECIMENTO DE SEMENTES ATRAVÉS DE SEU BANCO DE SEMENTES PARA O CENTRO DE PRODUÇÃO DE MUDAS E ESPÉCIMES DA MATA ATLÂNTICA DA UC (SEDE) (SITUAÇÃO: EM REFORMULAÇÃO) - Coleta de sementes de algumas árvores matrizes previamente selecionadas para a Produção de mudas de espécies da Mata Atlântica. As sementes serão beneficiadas no Centro de Produção de Mudas próximo a sede da UC para germinação e desenvolvimento. As mudas serão plantadas em áreas degradadas passíveis de recuperação, conforme orientação do Setor de Manejo do Parque.
PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS (SITUAÇÃO: EM FUNCIONAMENTO) - O projeto objetiva, através do plantio de mudas nativas produzidas no Centro de Mudas do Parque da Cidade, recuperar áreas em que a vegetação nativa de mata atlântica foi suprimida ao longo dos anos pelas ações antrópicas.
PROJETO PESQUISAS CIENTÍFICAS (SITUAÇÃO: EM FUNCIONAMENTO) - O projeto se baseia no incentivo a realização de pesquisas cientificas no local, catalogação, publicação e disponibilização na biblioteca do Parque da Cidade. Pesquisas já foram realizadas e outras se encontram em andamento. Todas serão catalogadas, impressas para disponibilização. Também serão realizadas pesquisas científicas nas diversas aéreas das ciências ambientais e biológicas, além de aulas de campo e visitas agendadas de turmas escolares, como forma de disseminação do conhecimento e das ações da unidade de conservação municipal.
PROJETO LAGO DE LONA (SITUAÇÃO: AGUARDANDO DISPONIBILIZAÇÃO DE RECURSOS) –O projeto se baseia na distribuição de pequenos lagos feitos com lona em pontos previamente identificados para matar a sede da fauna local. Eles são abastecidos com água e feito a limpeza e troca da água para garantir a qualidade dessa e a não reprodução de mosquitos. O controle também é feito com a colocação de pequenos peixes nativos.
CIRCUITO AMBIENTAL (SITUAÇÃO EM ANDAMENTO) -O Circuito Ambiental de Natal reúne áreas protegidas e delimitadas pela legislação municipal (ZPAs) e outros lugares. Através dele, é possível apreciar a beleza e os benefícios que a natureza nos oferece diariamente. É uma atividade que une esporte e lazer, educação ambiental e ciência, proteção e preservação ambiental, além da contemplação de belas paisagens. São alguns dos locais visitados: Parque da Cidade e Parque das Dunas, Bosque das Mangueiras, Estuário do Rio Potengi, entre outros.