Projetos

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte desenvolve alguns projetos através dos setores: Educação Ambiental e Biblioteconomia (SEAB), Manejo Ambiental e Pesquisas Cientificas (SMAPC), da Guarda Municipal (GM) e Parceiros. Esses projetos contribuem para o desenvolvimento, sensibilização e conscientização da população no que se refere a relação de harmonia, necessária, entre o urbano e o natural.

Para saber um pouco mais sobre esses projetos é só clicar nos links abaixo para conhece-los.

bg_titulos_sistemasolar
bg_titulos_sistemasolar

Sistemas Solar no Parque

Projeto em parceria com as Sociedades Brasileira de Astronomia e a Norte-Rio-grandense de Astronomia. Seu objetivo é promover ações de difusão científica no Parque.

O projeto consiste em onze placas autoexplicativas montadas na margem esquerda das trilhas pavimentadas, em pilares naturais (mais um painel de apresentação do projeto, na “Praça Pôr do Sol”). Cada placa traz informações sobre os astros, seu tamanho na escala e a distância percorrida pelo caminhante desde o Sol.

O “Sistema Solar no Parque” está na escala 1:7.000.000.000 (ou seja, 7 bilhões de vezes menor que o Sistema Solar real), e começa na Trilha da Torre, com acesso pelo centro de visitantes, indo até o final da “trilha Pôr do Sol”. Percurso total de 875 metros.

Mais informações sobre esse projeto acessar: zenite.nu, onde é possível também encontrar sugestões e orientações de atividades a serem desenvolvidas de acordo com a cada faixa etária e escolaridade (ensino fundamental I, ensino fundamental II e ensino médio).

bg_titulos_trilhadavida
bg_titulos_trilhadavida

Trilha da Vida

Projeto em parceria com as Sociedades Brasileira de Astronomia e a Norte-Riograndense de Astronomia.

Imagine fazer um passeio pelo parque e redescobrir a história da vida na Terra! Essa é a proposta desta caminhada. São 20 painéis instalados às margens da Trilha Nascente e da Trilha do Vento, no Parque da Cidade, em Natal/RN, num percusso total de 900 m.

Os painéis contam por meio de textos e imagens a evolução da vida no planeta ao longo dos grandes períodos históricos. Cada passo é como se avançasse 700 mil anos no tempo. Possibilitando ao visitante fazer uma "viagem no tempo" conhecendo um pouco a história da vida na terra, desde quando surgiram os primeiros seres vivos até a biodiversidade atual.

Venha viver essa experiência!

bg_titulos_observatorio
bg_titulos_observatorio

Observatório das Nuvens

Projeto em parceria com as Sociedades Brasileira de Astronomia e a Norte-Riograndense de Astronomia. Consiste em um painel informativo medindo 4,00 x 1,20 instalado em área aberta no Centro de Visitantes (Praça do Sol), mostrando os principais tipos de nuvens e informando como identificá-las e com outras curiosidades divertidas. Está situado em local elevado, com boa visualização do céu e do horizonte, proporcionando boa visualização das nuvens.

bg_titulos_observatorio
bg_titulos_observatorio

A Vida no Parque

Criado pelo Setor de Educação Ambiental e Biblioteconomia (SEAB), o projeto visa para promover educação e percepção e sensibilização ambiental em alunos de escolas públicas e privadas e aos grupos de visitantes distintos. Nesse sentido, foi desenvolvido um projeto que mostra por meio de filmagens e vlogs, o trabalho de cada setor do Parque. Com isso, se busca valorizar e empoderar o trabalho de toda a equipe do Parque.

bg_titulos_trilhadosaber
bg_titulos_trilhadosaber

Trilha do Saber

Para continuar levando conhecimento sobre a importância de se preservar o meio ambiente, a equipe de estagiários do setor de Educação Ambiental desenvolveu o projeto “ Trilhando Saber “, que visa abordar os visitantes nos pontos de descanso B ou C e discorrer sobre temas ambientais de forma sucinta por meio de painéis, dinâmicas de grupo, teatro entre outras atividades.

São abordados os temas sobre a importância das ZPA’s (o que é, quantas são, quais são e suas funções). A diferença dos Resíduos (secos e molhados), a "Pegada Ecológica” de Natal, como fazer a medição individual e sobre a fauna local.

bg_titulos_amana
bg_titulos_amana

AMANA

O Programa de Agente Mirim Ambiental do Natal (Amana) criado pelo grupamento da Guarda Municipal do Parque, em 4 de novembro de 2013 e oficializado pela lei 7.268/2021, tem por objetivo formar agentes mirins ambientais multiplicadores como saída para a preservação e conservação do meio ambiente, contribuindo para a construção de sociedades sustentáveis, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania.

SAIBA MAIS!