bg_titulos_historia
bg_titulos_historia

História

O Parque Natural Municipal da Cidade do Natal Dom Nivaldo Monte (Parque da Cidade) é a primeira Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral do Município de Natal - RN, criada pelo Decreto Municipal nº 8.078/06 e ampliada pelos Decretos nº 8.608/08 e nº 11.446/2017. Integra o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), no grupo de UC de proteção integral, na categoria Parque Nacional conforme o Decreto Municipal nº 9.481, de 25 de agosto de 2011. Cujo objetivo básico é a preservação da natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, sendo o Parque, portanto, um espaço de contemplação, recreação, prática de esportes em contato com a natureza, de pesquisa científica e educação ambiental.

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, reconhecido mundialmente e, com a colaboração de Ana Niemeyer e Jair Varela, a obra foi iniciada no final do ano de 2006 e inaugurada em 21 de junho de 2008. Seu nome foi uma homenagem a Dom Nivaldo Monte, Administrador Apostólico de Natal entre 1965-1967. Dom Nivaldo foi um homem da terra, amante da natureza, dedicado à botânica e que deixou como herança, um admirável exemplo de vida, por seu apostolado em nome da paz.

Abrangendo uma área de aproximadamente 154 ha, localizado entre os bairros de Pitimbu, Candelária e Cidade Nova, o Parque possui dois acessos públicos, um pelo lado sul (Avenida Prefeito Omar O'Grady - Candelária) e outro pelo lado oeste (Rua Santo Amaro - Cidade Nova). A UC é fundamental para conservar os recursos naturais, com destaque para a proteção do manancial de água subterrâneo, apontado por especialistas como um dos mais importantes de Natal. Nesse sentido, a proteção das dunas, dos corredores interdunares e das lagoas intermitentes possui especial significância devido à função de recarga do aquífero. A sua vegetação, reconhecida como um remanescente da Mata Atlântica, associada a algumas espécies características do Cerrado e da Caatinga, constitui uma área que serve de abrigo para animais silvestres, contribuindo para a manutenção da biodiversidade e dos recursos genéticos no território municipal, para a preservação e a restauração da diversidade de ecossistemas naturais, além de repercutir positivamente no microclima da cidade.

O Parque da Cidade dispõe de uma ampla infraestrutura com trilhas pavimentadas e pontos de descanso ao longo do percurso, com espaço destinado à caminhada e ciclovia, possibilitando passeios e atividades de lazer contemplativo e um mirante, onde funciona um memorial da Cidade de Natal. O Parque também é um importante espaço para realização de estudos e pesquisas científicas. Além disso, dispõe ainda de biblioteca, salas de aula, auditório e outras estruturas que servem de apoio a diversas ações de educação ambiental, que contribuem para o desenvolvimento sustentável, a manutenção da integridade cultural e ambiental do lugar, além de incentivar o interesse da população em proteger o meio ambiente.

POSTO AVANÇADO DA BIOSFERA
Reconhecido pela UNESCO, em 2019, que é um organismo da ONU para a educação, ciência e cultura, como, Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque se tornou um centro de divulgação de ideias, conceitos, programas e projetos. Este título tem validade de 4 anos e é preciso progredir no que se refere a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento científico sustentável para permanecer como Posto Avançado.