Publicado em: 24/04/2024 14:55
Cedida
Em uma iniciativa conjunta entre o Setor de Mudanças Climáticas e Arborização (SMCA) e o setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), o Projeto de Educação Ambiental sobre Mudanças Climáticas vem ganhando destaque ao promover conscientização e educação ambiental para as escolas de Natal.
Na tarde desta terça-feira (23), o projeto realizou uma série de atividades no Parque da Cidade, com o intuito de abordar a importância da Unidade de Conservação sob a ótica das mudanças climáticas. A ação também contou com a participação do Pelotão da Cidadania (SME), que tem como objetivo ampliar o alcance das atividades educativas extracurriculares.
Cerca de 24 crianças, com idades entre 10 e 11 anos, alunos do quarto ano da Escola Municipal Zeneide Higino, localizada em Cidade Nova, participaram de uma palestra no auditório, ministrada por Thalita Iasmin, estudante de biologia e colaboradora do Parque e a especialista em Educação Ambiental da Semurb, Janaina Rocha.
O tema abordado foi a relação entre o Parque e as mudanças climáticas, essencial para conscientizar as gerações futuras sobre a importância da preservação ambiental e os impactos delas no ecossistema local e global. Na área externa do Parque foi mostrado pela pedagoga do Parque, Leila Freire, experimentos sobre relevo e a erosão do solo, demonstrando para as crianças a importância de ter áreas verdes para evitar a erosão e melhorar o clima da cidade.
"Temos o compromisso de educar nossos jovens sobre a importância de preservar o meio ambiente e enfrentar os desafios das mudanças climáticas. Essas iniciativas representam um passo importante para construir uma sociedade mais consciente e comprometida com a sustentabilidade", afirmou a especialista em Educação Ambiental da Semurb, Janaina Rocha.
As próximas atividades no Parque da Cidade estão agendadas para os dias 07 e 30 de maio, sempre às 14 horas, e prometem oferecer aos alunos oportunidades únicas de aprendizado e interação com o meio ambiente.
O Projeto de Educação Ambiental sobre Mudanças Climáticas reforça a importância da parceria entre instituições públicas e o engajamento da comunidade escolar para promover a conscientização e a preservação do meio ambiente.
CAPACITAÇÃO
Na última sexta-feira, 19, técnicos do setor de educação ambiental da Semurb participaram de uma capacitação no auditório do Parque da Cidade sobre mudanças climáticas. O tema está sendo levado às escolas do município por meio do projeto “Mudanças Climáticas nas Escolas” realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME).
A capacitação foi realizada pelos técnicos do setor de Mudanças Climáticas, Arborização e Áreas Verdes da Semurb (SMCA), que mostrou como está ocorrendo essas mudanças, que vão desde causas naturais e até as humanas com a liberação de grandes concentração de CO2 na atmosfera, o que gera grandes consequências para o planeta e para o homem como derretimento das calotas polares, inundações costeiras, acidificação dos oceanos, aparecimento de doenças, inundações entre outros problemas.
Além disso, foi mostrado vários experimentos para mostrar de forma lúdica como acontece o ciclo da água, os gases de efeito estufa e o aumento do nível do mar. Também foi realizado com o grupo dinâmicas como jogo dos sete erros e um quiz com perguntas sobre a temática.