Publicado em: 07/06/2024 14:00

Gil Araújo

Sema 2024: Alunos da rede municipal participam de lançamento do balão de Sondagem no INPE

Na manhã desta sexta-feira (7), estudantes da Escola Municipal Professor Ulisses de Góis vivenciaram uma experiência única, a ação de lançamento do balão de sondagem atmosférica realizado mensalmente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A atividade faz parte da Semana do Meio Ambiente 2024, promovida pela Prefeitura de Natal.

O balão que foi lançado na presença de 16 alunos do 5° ano tem como objetivo medir o comportamento da camada de ozônio, que fica suspenso por volta de 90 minutos, até estourar. Sua rota é monitorada e os dados são gerados em tempo real. A ação é de educação ambiental e busca fomentar o interesse científico e ambiental nas crianças da rede pública.

‌“Foi espetacular receber as crianças, elas são o nosso futuro e é muito importante estimular nessa idade as possibilidades profissionais que existem na ciência”, relata o geógrafo e operador de equipamentos climatológicos, Tércio Bezerra.

‌Na ocasião, as crianças puderam, além de assistir o lançamento, conhecer a sala de operações com computadores e instrumentos e entender o funcionamento do Espectrofotômetro Dobson, equipamento utilizado para medir dados de emissão de raios solares.

‌Segundo o gestor pedagógico da escola, Ângelo Matias, o convite foi bem aproveitado pelos alunos e garante que o conhecimento exposto na aula de campo vai ser de grande contribuição para o conteúdo abordado em sala de aula no cotidiano escolar.

Cauã, de 13 anos, diz que gostou da experiência “aprendi coisas que não sabia e me diverti conhecendo os equipamentos, espero conseguir trabalhar em um lugar assim um dia”, relata.

‌O INPE é o principal intuito que coleta e organiza dados sobre a atmosfera e o meio ambiente em Natal. São lançados quatro balões mensalmente e as medidas geradas são de proveito de diversas instituições como a própria Prefeitura.

Educação Ambiental participa do plantio da árvore número 20 mil.

A equipe de Educação Ambiental da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) também esteve presente no plantio, ocorrido na manhã desta sexta-feira (7), na Escola Municipal Vera Lúcia, situada no bairro de Pajuçara, encerrando a programação da Semana de Meio Ambiente 2024.

A árvore de número 20 mil, um Ipê branco raro, foi plantada na presença de mais de duzentas crianças. Muitas delas puderam vivenciar a experiência de como plantar. No local, foram plantadas 18 espécies do tipo: seis acerolas, quatro pitangueiras, dois ipês branco e dois rosa, duas goiabeiras e duas aroeiras.